top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

VAMOS PULAR CORDA...


Bom dia famílias e crianças,


Hoje vamos relembrar uma brincadeira muito tradicional e que toda criança adora... brincadeiras com corda... garanto que os pais e avós já brincaram quando foram crianças!!! É uma brincadeira tão antiga que foi visto registros dela em pinturas medievais.


Na escola também usamos esse recurso para aprender brincando. Essa atividade trabalha ritmo, coordenação e habilidades corporais. A brincadeira pode ser bem simples e as dificuldades serem ampliadas aos poucos conforme a criança for superando os desafios.


Essa brincadeira pode ser realizada em casa nesse tempo de pandemia e a criança tanto pode brincar sozinha, quanto pode ser bem mais divertido se ela tiver pelo menos mais uma pessoa para brincar. Nesse caso, pode-se amarrar uma extremidade da corda em algum lugar (portão, árvore, pilar, ...) e uma das pessoas pega na outra extremidade da corda para bater, enquanto a outra pessoa pula.


Se a criança não sabe pular ainda, sugerimos iniciar a brincadeira com movimentos simples de passar de um lado para o outro, como por exemplo, na brincadeira conhecida como “Aumenta, aumenta... Abaixa, abaixa...”, na qual a criança terá que passar de um lado para outro da corda sem encostá-la, primeiro passando por cima, enquanto isso quem segura a corda aos poucos vai aumentando para dificultar a passagem. Quando a criança não conseguir passar e encostar na corda, então começa o movimento contrário e a criança terá que passar por baixo e quem estiver segurando a corda começa a baixar até que a criança não consiga mais passar sem encostar ... e assim sucessivamente.

Outra brincadeira que ajuda a criança ir se familiarizando com a corda é brincando de “Cobrinha”, na qual quem está segurando a corda vai começar a arrastá-la no chão simulando o movimento de uma cobra se rastejando no chão, e a criança terá que passar de um lado para o outro pulando sem pisar na corda. Depois aos poucos vai começando a balançar a corda de um lado para o outro para que a criança comece a pegar o ritmo e não tenha medo da corda. Só depois comece a bater a corda com cuidado, para que a criança tente pular...


Algumas brincadeiras tradicionais de pular corda são: Chocolate; O homem bateu em minha porta...; Com quantos anos você pretende se casar...; Suco gelado, cabelo arrepiado...; Salada, saladinha.... e tantas outras da cultura popular brasileira. Tenho certeza que os papais e mamães de lembraram de algumas dessas brincadeiras, e agora que tal brincar com seus filhos!!!


****Você já acessou sua sala de aula no Google Classroom? Não deixe de ver a atividade de hoje: Brincadeira Elefante Colorido.


****Se você não sabe ainda como acessar sua sala de aula nos envie uma mensagem pelo Whatsapp tel: 5560-0260.


Direitos autorais da imagem: www.tempojunto.com



Direitos autorais da imagem: www.vilaencantada.com

18 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page