Projeto Político Pedagógico
“A imaginação é a verdade da criança e os quatro elementos da natureza a habitam, são como um código de expressão dessa vida imaginária. Os brinquedos do chão fincam a criança no mundo e também a acordam para firmar o mundo em si”. (GANDHY PIORSKI)
Projeto Político Pedagógico
A EMEI JARDIM APURÁ ressalta que o brincar é a principal fonte de desejo e aprendizagem na infância, portanto estes momentos de brincar devem ser promovidos e respeitados para garantir o direito à infância e ao brincar.
" A brincadeira é a principal atividade de bebês e criança, nela emergem as experiências de ação com o mundo, nela acontecem descobertas e aprendizagens, o que faz da brincadeira um ato de relação com o mundo e com os outros que se constitui como um processo sócio histórico cultural". (Currículo Integrador da Infância Paulistana, 2015 a, p. 56)
De acordo com esta perspectiva, nossa unidade está permeada pelos espaços de contato com a natureza, os quais desejamos que a criança explore e se conecte com os mesmos de forma lúdica, mas também com a compreensão de sua função como cidadão de direito aos espaços e também de deveres para com eles sempre respeitando e valorizando a natureza; bem como, assumindo o compromisso com seus cuidados e agindo com autonomia e protagonismo ao ajudar a transformá-los em espaços de produção de cultura através do contato com os elementos naturais que constituem os mesmos: terra, água, ar, luz, calor, frio, insetos e o que mais surgir ao se observar os interesses da criança.
Pretendemos estimular o brincar, organizar práticas, tempos e espaços que propiciem o desenvolvimento infantil através das interações sociais e brincadeiras promovendo a autonomia e protagonismo da criança.
No intuito de implantar o Currículo da Cidade, o qual nos traz um compromisso de desenvolver uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável que é a agenda 2030 da ONU. Pensando nessa agenda nosso projeto estará pautado no desenvolvimento sustentável, não só ao que se refere à dimensão ambiental, que é nosso foco por corresponder aos espaços naturais da U.E, mas também desejamos efetivar ações que atendam aos outros objetivos da agenda: os cinco P’s e os 17 itens das ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.