top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

Um Brinquedo Chamado Natureza


Olá Família e crianças. Cada dia que passa a saudade aperta cada vez mais, porém tenho a certeza que num até breve estaremos todos juntos novamente para darmos aquele abraço de urso. Hoje eu professora Magda venho trazer uma proposta de uma atividade bem gostosa para aguçar a imaginação e a criatividade da família toda. Um brinquedo chamado natureza. De qual brinquedo estamos falando? Talvez você não saiba, mas o melhor brinquedo do mundo para a criança é a própria natureza – brinquedo bom, bonito e barato, acessível, ao alcance de todas as crianças. A vida nos centros urbanos tem roubado de nós coisas que nos são caras, a liberdade da infância e o convívio familiar. Este é um convite para investirmos numa infância com menos tecnologia e mais terra, menos consumismo e mais brincadeiras ao ar livre, menos coisas e mais vivências sensoriais. Um convite para se resgatar um cotidiano mais simples e natural, sem pressa, com mais leveza, escuta e calor humano. As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras ao ar livre colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – com ciclos de vida e morte,  fluxos vivos, ritmos e processos dinâmicos, aguçando os sentidos, a imaginação e o sentimento depertencimento, das raízes com a Terra e respeito por ela. Cada um dos elementos permite que a criança mobilize dentro de si forças imaginativas e criadoras. Com os achados e coletas de materiais orgânicos durante uma caminhada no parque, galhos viram espadas ou varinhas de condão. Folhas e flores ora podem ser decoração de um lindo bolo, ora adorno de uma coroa na cabeça. São brinquedos da natureza. Ofereça à elas oportunidades que propiciem o exercício da imaginação, a criatividade; oportunidades de criar seus próprios brinquedos com materiais naturais que possamser explorados de diversas formas, que possam ser transformados naquilo que a brincadeira das crianças quiser.

Não dê somente para às crianças brinquedos caros, estruturados, tecnológicos. Ofereça a elas oportunidades que propiciem o exercício da imaginação, a criatividade; oportunidades de criar seus próprios brinquedos a partir do fazer do corpo, das mãos da criança, feitos com materiais da natureza e que possam ser explorados de diversas formas, que possam ser transformados naquilo que a brincadeira das crianças quiser. Dê a elas um brinquedo chamado natureza. Infância rica em vivências sensoriais e lúdicas não precisa de brinquedos industrializados e sim de experiências por meio do brincar livre em contato com o mundo natural. Invista seu tempo, enquanto pai e mãe, para oferecer experiências à sua criança ao ar livre, assim iremos ter um momento gostoso ao estimulá-las na fabricação de seus brinquedos com a família.

Não se esqueça de fazer o registro e nos enviar no email da escola. Imagens e trechos do texto retirados do Pinterest e do site: http://www.educandotudomuda.com.br

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page