top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

🌪Lenda do Saci Pererê🌪 e Brincar de cirandas

😃O Saci Pererê é um dos personagens mais famosos do nosso folclore. Esse menino negro possui uma perna só, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. É muito travesso e adora brincar. Ele adora esconder objetos e assustar as pessoas. É tão ágil que surge como um redemoinho e é quase impossível captura-lo.🌪🌪🌪🌪🌪






Vamos para a próxima atividade?

Brincar de cirandas


Olá crianças tudo

bem com vocês? Vamos começar a semana com uma brincadeira muito comum e bem

antiga? Aposto que seus familiares já brincaram. São as cirandas.



Existe algumas como:



Ciranda, cirandinha

Ciranda,

cirandinha,

Vamos todos cirandar,

Vamos dar a meia volta,

Volta e meia vamos dar

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou,

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou.


Eu entrei na roda



Ai, eu entrei na roda

Ai, eu não sei como se dança

Ai, eu entrei na “rodadança”

Ai, eu não sei dançar


Sete e sete são quatorze, com mais sete, vinte e um

Tenho sete namorados só posso casar com um

Namorei um garotinho do colégio militar

O diabo do garoto, só queria me beijar

Todo mundo se admira da macaca fazer rend

Eu já vi uma perua ser caixeira de uma venda.



Fui ao Tororó



Fui no Tororó beber água não achei

Achei linda Moren

Que no Tororó deixei

Aproveita minha gente

Que uma noite não é nada

Se não dormir agora

Dormirá de madrugada

Oh! Dona Maria,

Oh! Mariazinha, entra nesta roda

Ou ficarás sozinha


Cai cai balão

Cai

cai balão, cai cai balão

Na rua do sabão

Não Cai não, não cai não, não cai não

Cai aqui na minha mão!

Cai

cai balão, cai cai balão

Aqui na minha mão

Não vou lá, não vou lá, não vou lá

Tenho medo de apanhar!


Pirulito que bate bate

Pirulito

que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu

Pirulito

que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu.

Teresinha de Jesus

Teresinha

de Jesus deu uma queda

Foi ao chão

Acudiram três cavalheiros

Todos de chapéu na mão

O primeiro foi seu pai

O segundo seu irmão

O terceiro foi aquel

Que a Teresa deu a mão

Teresinha

levantou-se

Levantou-se lá do chão

E sorrindo disse ao noivo

Eu te dou meu coração

laranja quero um gomo

Do limão quero um pedaço

Da morena mais bonita

Quero um beijo e um abraço.

Então crianças vamos brincar? Mande sua foto brincando com sua família por aqui ou

pelo email da escola emeijapura@gmail.com. Por favor coloque o

nome da criança e da professora para melhor identificarmos. Até mais.



Vídeo retirado do

quintal da cultura





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page