09/08/2021 – 2ª feira
As habilidades motoras que a criança adquire, como pular, subir, descer, pegar e correr, vão proporcionar segurança e confiança a ela. Assim, ao dominá-las, ela se sentirá orgulhosa de suas destrezas. O movimento é parte fundamental do desenvolvimento das crianças, elas o utilizam como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos. Ele serve como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas. Portanto, cabe a nós adultos (pais, professores), estimularmos a capacidade motora das crianças para que se desenvolvam de forma saudável e feliz.
Atividade 1 - Dança com bexigas
Para essa brincadeira precisaremos de bexigas para amarrar nos pés das crianças. Preferencialmente devem brincar de duas em duas, para manter assim o distanciamento. Depois que todos estiverem com as bexigas presas por barbante ou linhas nos pés, colocaremos uma música e todos devem dançar. Quando a música parar a dupla escolhida deve tentar estourar a bexiga do outro, ao mesmo tempo que protege a própria.
Pode se fazer várias rodadas, aproveitando para variar os ritmos das músicas tocadas ( samba, sertanejo, clássica).
Boa diversão!
Atividade 2 - Pintura com bexiga
Para essa atividade vamos utilizar ainda as bexigas, mas agora faremos uma pintura com elas.
Vamos precisar:
*Bexigas cheias (não muito);
*Tinta guache
*Papel
Vamos encher as bexigas, não muito, e colocar a tinta em potes que caibam a bexiga dentro. Basta molhar a bexiga na tinta e depois carimbar no papel. O efeito fica muito legal e ainda permite às crianças descobrir o que acontece quando as cores se misturam.
Divirtam-se, exercitem-se e registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
10/08/2021 – 3ª feira
Vamos dançar- Ballet
O Ballet é uma das atividades física mais completa recomendada para crianças, pois combina movimentos com criatividade, musicalidade, representação teatral e trabalho em grupo. A atividade é considerada uma arte cênica que tem o objetivo de contar uma história através da evolução da dança e movimentos corporais. Isso exige uma boa dedicação da criança, melhora a coordenação motora e a disciplina, o que são benefícios muito favoráveis ao bem-estar emocional e físico.
Como não somos professores de ballet, vamos conhecer alguns movimentos e tentar copiar.
Primeiro observe cada figura e tente copiar o movimento, repetindo algumas vezes para se habituar;
Agora tente copiar os movimentos na sequência;
Por último, coloque uma música, sugerimos a clássica, mas se não tiver, pode ser uma de sua preferência e vamos dançar utilizando os movimentos que aprendemos; depois pode experimentar os movimentos em outros tipos de música para ver se combina.
Atividade 2 – caixa mágica
Agora que já exercitamos o nosso corpo, que tal exercitarmos a nossa mente?
A brincadeira consiste em colocar alguns objetos dentro de uma caixa sem que a criança veja e o desafio é que ela descubra qual é o objeto que será retirado na sequencia através das dicas que serão dadas pelo professor. A primeira dica deverá uma quantidade ampla de objetos, para que a criança pense em inúmeras coisas que poderia ser o objeto na caixa, a segunda se a próxima um pouco mais e na terceira poderá ser uma dica de fácil descoberta do objeto. O importante é que a criança exercite seu pensamento na busca de identificar o objeto misterioso.
A cada dica dada, dê um tempo para a criança pensar e no caso de a criança não conseguir descobrir o objeto ao ouvir a primeira dica, passe para a segunda, não descobrindo na segunda dica, com certeza descobrirá na terceira.
Segue alguns exemplos:
Objeto: Tesoura
Dica 1 – Encaixa nos dedos; Dica 2 – usamos para fazer atividades na escola; Dica 3 – É cortante.
Objeto: óculos
Dica 1 – Tem duas pernas; Dica 2 – tem diversos modelos; Dica 3 – usamos para enxergar melhor.
Objeto: Lápis
Dica 1 – é de madeira; Dica 2 – tem em muitas cores; Dica 3 – usamos para pintar.
Muitos objetos podem ser utilizados nessa brincadeira, use a imaginação e divirta-se.
Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
11/08/2021 – 4ª feira
Capoeira
A capoeira é uma expressão que mistura a cultura afro e a brasileira e que não tem um conceito único. Afinal, ela pode ser considerada um esporte, uma luta ou um manifesto cultural. Porém, são nítidos os benefícios que a prática tem para a saúde, como redução de estresse e peso controle da pressão arterial e melhora no sistema cardiovascular. Favorece em sua prática a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, a autoestima, o ritmo, flexibilidade e velocidade.
Vamos conhecer alguns movimentos e ver quantos conseguimos fazer
Cantando e dançando
Música e movimento são importantes na vida das crianças. Quando as crianças cantam e se movem, elas desenvolvem ferramentas para autor-regulação e conexão emocional, e seu prazer as ajuda a lidar com os eventos da vida diária. Música e movimento também ajudam as crianças a aprender e crescer em outros domínios do desenvolvimento.
Aproveitando os movimentos de capoeira que aprendemos, que tal agora aprender uma chula. Chula são cantos que os jogadores de capoeira fazem na roda durante a prática. Os cantos da chula são respondidos em coro e servem para iniciar o jogo.
Esse é um clássico da música popular brasileira que os capoeiristas usam em suas rodas. Vamos aprender? Os adultos cantam e as crianças respondem no coro (Marinheiro só). Aqui vale desafinar, o importante é se divertir.
MARINHEIRO SÓ Caetano Veloso
Eu não sou daqui Marinheiro só Eu não tenho amor Marinheiro só Eu sou da Bahia Marinheiro só De são salvador Marinheiro só Lá vem, lá vem Marinheiro só Como ele vem faceiro Marinheiro só
Todo de branco Marinheiro só Com o seu bonezinho Marinheiro só
Ô, marinheiro, marinheiro Marinheiro só Ô, quem te ensinou a nadar Marinheiro só Ou foi o tombo do navio Marinheiro só Ou foi o balanço do mar Marinheiro só
Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
12/08/2021 – 5ª feira
Salto á distância
Salto em comprimento ou salto em distância é uma modalidade olímpica de atletismo onde os atletas combinam velocidade, força e agilidade para saltarem o mais longe possível a partir de um ponto pré-determinado. Existe desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade e, na Era Moderna, é disputado desde a primeira edição em Atenas, tem a modalidade masculina e feminina.
Para saltar, os atletas fazem o salto em duas fases:
1 -Corrida: A atleta acelera pela pista, alcançando a máxima velocidade antes da região de salto.
2 -Salto: A atleta se impulsiona com um pé, com os braços para cima para alcançar altura.
Que tal agora experimentarmos uma variação desse esporte?
Cinco pulos:
Os participantes devem se colocar lado a lado numa linha imaginária. Dado o sinal, eles terão que dar cinco pulos para a frente. Ganha quem parar mais longe.
Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
13/08/2021 – 6ª feira
Corrida do saco
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e equilíbrio.
A corrida de saco, é uma brincadeira também conhecida por corrida nos sacos ou corrida do saco, um dos jogos mais populares entre as crianças. Para brincar de corrida de sacos, quanto mais crianças, melhor. Ao brincar com este jogo, as crianças exercitarão a sua velocidade, o esforço e a resistência, além de proporcionar a interação e o desenvolvimento da coordenação motora. - Será necessário para a brincadeira: Sacos de estopa, sacos de tecido, sacos de batata, ou até mesmo aquelas sacolas reutilizáveis de ir ao mercado.
Atenção: Antes de começar a brincadeira, que tal cada equipe ou turma customizar os seus próprios sacos, deixando-os bem bonitos. Os detalhes da customização ficará a critério de cada turma.
PARA BRINCAR COM SEGURANÇA:
1- As crianças devem vestir os sacos e esperar o apito ou alguém contar 1,2,3, numa linha.
2- Para começar a corrida, as crianças deverão segurar o saco com uma mão para evitar que o saco caia abaixo dos joelhos, e manter o equilíbrio com a outra para poder saltar ou pular.
3- Durante todo o percurso da corrida as crianças devem manter ambas pernas no saco até alcançar a linha de chegada.
4- Perde quem cai pelo caminho.
5- Ganha quem chega primeiro à linha de chegada.
Obs.: as crianças devem brincar de corrida de sacos numa superfície segura já que as quedas serão inevitáveis.
Fonte da imagem anexada: Guiainfantil.com Brasil.
Registro das pontuações da corrida:
Não esqueçam de registrar as pontuações de cada equipe e ao final da brincadeira, junto com as crianças a contagem dos pontos, para verificar qual a equipe que conseguiu a maior pontuação.
Boa diversão e um ótimo final de semana!
Divirtam-se, registrem esses momentos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
Comments