Olá famílias.
Esta semana iremos retomar as atividades envolvendo poesias. Vamos construir novos bichinhos de jardim e nos divertir muito com eles. O mundo precisa de mais poesia, a começar, na sala de aula.
É preciso oferecer poesia desde a infância, além de outros livros, que tornem a leitura mais agradável e a transforme num hábito. É importante incentivar as crianças desde cedo a conhecerem este universo poético e apresentar-lhes livros que despertem o prazer à leitura e à escrita. A poesia acalma as crianças e ao mesmo tempo os instiga à sua interpretação.
Vamos relembrar o poema Leilão de Jardim da Cecília Meireles?!
Leilão de jardim
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão? (Este é o meu leilão.)
Agora que relembramos, vamos construir outros bichinhos que encontramos no Jardim?!
Hoje vamos fazer uma Lagarta!!!
Curiosidade: Uma lagarta leva um ano para virar borboleta, para a transformação acontecer ela passa por quatro fases: ovo, larva, pupa e a fase adulta. As lagartas vêem de ovos botados por borboletas em folhas de árvores. Ao se transformar em lagarta, o que pode durar meses e até um ano, ela precisa se alimentar bastante para crescer. Neste período ela produz fios de seda, que servem para se proteger dos predadores. Quando a lagarta atinge a fase de pupa, isso ocorre após várias mudanças de pele, ela produz os fios para construir o próprio casulo, lá ela fica por até um mês, dependendo da espécie, e quando virá borboleta, ela rompe o casulo. As asas ficam em seu tórax, e quando livres do casulo elas contraem seu tórax e joga sangue para dentro do local onde estão as assas. Com isso, o compartimento se rompe e as asas saem, fazendo com que elas voem lindamente, enfeitando os jardins.
Fonte: http://mundoanimal.net.br/lagartas-curiosidades-interessantes-sobre-elas/
Materiais necessários:
papel, tesoura, caneta ou lápis. Para a confecção da lagarta, corte uma tira de papel pelo comprimento e vai dobrando a tira de papel como uma sanfona, deixando cada dobra com pelo menos 3 centímetros; em uma das extremidades desenhe a lápis ou a caneta a carinha da lagarta conforme a sua criatividade.
Observe a imagem abaixo.
Você conhece a brincadeira da corrida das lagartas? Muitas vezes podemos nos surpreender com a capacidade das crianças se encantarem por coisas simples. Permitir que as crianças explorem as mais variadas formas de brincar com um objeto é ótimo para estimular a criatividade e a imaginação. Nesta atividade apresentamos um brinquedo feito com um pequeno pedaço de papel que é rápido e fácil de fazer e proporcionará momentos divertidos à família.
Este brinquedo pode ser utilizado individual ou coletivamente em uma divertida competição. Para brincar a imaginação é quem dita às regras. Estique delicadamente a lagarta que você acabou de fazer com papel, cuidando para que as dobras não se desfaçam. Pode-se fazer uma corrida de lagartas na qual cada participante assopra um canudinho (que poderá ser substituído por um tubo de caneta sem a carga) por trás de sua lagarta com o intuito de movimentá-la até que a mesma alcance a linha de chegada previamente marcada. Também é possível fazer a lagarta “dançar” porque se assoprarmos o canudo em cima dela, a mesma se mexe num super remelexo! Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
Comments