Esta semana iremos trabalhar com poesias. Poesias também podem fazer parte da rotina infantil, já que ela ajuda as crianças a descobrirem formas, sons e interpretações de diversas palavras, contribuindo para a formação do imaginário, do jogo simbólico, da criatividade e apresenta uma nova possibilidade de se contar histórias, falar de sentimentos dentro do universo da literatura infantil.
Interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e na imaginação, além de propiciar momentos de troca e aprendizado conjunto, fortalecendo o vínculo afetivo e criando memórias afetivas.
Vamos também entrar em contato com a natureza e explorar os bichinhos que vivem no jardim, aproveitando para conhecer e explorar o ambiente que nos rodeia, estimulando o respeito, a ideia de preservação e cuidado com a natureza e o nosso mundo.
Agora que já sabemos com o que vamos trabalhar, que tal escutar uma poesia linda, feita especialmente para crianças.
Leilão de jardim
Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol? Quem me compra um raio de sol? Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro? E este sapo, que é jardineiro? E a cigarra e a sua canção? E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
E então, gostaram? Peça para as crianças falarem os elementos e animais que aparecem na poesia, e se for preciso, leia com eles novamente.
Autora
Esses versos foram escritos pela poetisa brasileira Cecília Meireles (1901 – 1964). Em seus versos vemos os elementos essenciais da sua literatura infantil: a simplicidade, o desejo de cativar as crianças e de fazê-las experimentar o mundo de forma diferente.
Além de autora, Cecília foi também professora infantil e dedicou parte importante da sua produção especialmente para uma literatura voltada às crianças.
Essa é a Cecília Meireles.
Atividade:
Depois de ouvirmos a poesia e conhecer a autora, que tal nós fazermos um desenho da Cecília passeando em um jardim?
Não se esqueça de colorir bem bonito e encher o jardim de coisas belas, como as que você viu na poesia.
Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
Comments