Olá queridas famílias!
Tenho atendido às famílias ao telefone aqui na escola, e muitos responsáveis estão preocupados, até mesmo angustiados e apreensivos sobre o processo de alfabetização dos pequenos que no próximo ano irão pra o fundamental I.
Então, hoje venho conversar com vocês sobre a importância do brincar na Educação Infantil.
Vocês devem saber que antes de chegarmos ao processo de letramento, precisamos criar condições cognitivas no cérebro da criança para que ela possa compreender este processo de aprendizagem da alfabetização sem maiores transtornos.
Tudo na vida tem sua hora... E na EMEI é o momento de aprender brincando!
A turminha do 6E teve várias oportunidades para vivenciar e explorar o processo criativo através de várias formas de linguagem e materiais: brincamos, dançamos, pintamos e construímos. Através destas vivências eles foram estimulados a organizar o pensamento e seus materiais, a compartilharem os materiais coletivamente respeitando os critérios de organização, a criarem hipóteses para solucionarem problemas, a imaginarem, a construírem coreografias e seus brinquedos e a produzirem registros com tinta, pincel, modelagem e colagem. Isso tudo exigiu deles muita atenção, concentração, habilidades motoras grossas e finas, raciocínio lógico, interação social e muita, muita organização e disciplina, requisitos estes necessários para que a alfabetização aconteça naturalmente...
Vamos ver algumas peripécias que as crianças criaram?
Através do brincar podemos ajudar a criança a organizar seu pensamento e também valorizar seu protagonismo, estimulando sua autonomia, seu pensamento crítico, sua criatividade: habilidades estas que a auxiliarão no processo de alfabetização. O movimento da pinça, por exemplo, é um dos mais difíceis! Mas ele é quem auxilia muito no desenvolvimento da autonomia das crianças, pois ajuda a adquirir a habilidade de abrir e fechar os zípers das mochilas, das blusas, dos estojos, pendurar as atividades no varal da sala, virar uma página do livro ou caderno, segurar os lápis, pincéis, canetinhas, etc. No vídeo abaixo observem a atenção necessária para empilhar os blocos e a criatividade em suas construções.
E por último não podia faltar a areia. Local preferido da turminha do 6E, além do parque!
Neste espaço eles tiveram a oportunidade de experimentar e explorar a areia de diversas formas e com diversos objetos. Veja abaixo como foi a experiência de brincar com a areia molhada pela chuva, segundo eles, o dia mais legal na escola!!!
Queridas famílias, espero que tenham compreendido um pouco mais sobre a importância do brincar na educação infantil! Desejo que tenham gostado das experiências vivenciadas... Foram por pouco tempo, mas muito foi aprendido naquele período. Então, pais e responsáveis, não tenham pressa em verem suas crianças crescerem...
Tudo tem a hora certa para acontecer! E agora é tempo de brincar!
Aproveitem este tempo em casa, brinquem com suas crianças... E deste tempo de pandemia restarão apenas boas recordações, as quais seus filhos e filhas lembrarão com carinho por toda a vida!
E recomendo que observem suas crianças em casa. Como elas estão organizando seus brinquedos e brincadeiras em casa? Existem regras para auxiliá-las? Elas tem materiais disponíveis para explorarem, criarem e inventarem deixando fluir a sua imaginação?
Contem um pouco destas peripécias aqui nos comentários. Vamos adorar saber como estão nossos pequenos exploradores!!!
Se preferirem podem enviar fotos de suas brincadeiras e brinquedos pelo e-mail da escola: emeijapura@gmail.com e não esqueçam de colocar o nome da criança e das professoras.
Fiquem bem!
Um abraço, Professora Laiz.
Comentários