O Lobo-guará representa o maior canídeo da América do Sul, tendo em vista que o comprimento máximo é de 115 cm.
A cauda do animal mede de 38 a 50 cm de comprimento total e a altura da cernelha é de até 90 cm. Já o peso máximo é de 30 kg e não há grandes diferenças entre o peso de fêmeas e machos. As pernas são finas, longas e características, além de ter uma pelagem da cor vermelhodourado e grandes orelhas. De outro modo, as patas e os pelos que ficam na nuca são negros e não há uma subcamada na pelagem.
A ponta da cauda e a região inferior da mandíbula são brancas, bem como, podemos observar uma espécie de crina na nuca porque os pelos são compridos e atingem até 8 cm de comprimento. Aliás, um indivíduo todo preto foi visto no norte de Minas Gerais. Assemelha-se com a raposa por conta do formato da cabeça, mas o crânio é parecido com o do coiote (Canis latrans) e do lobo (Canis lupus). Assim como os outros canídeos, a espécie tem 42 dentes e as pegadas são parecidas com as de cães. Por isso, as pegadas de trás têm de 6,5 a 9 cm de comprimento e entre 6,5 e 8,5 cm de largura.
As pegadas da frente têm de 5,5 a 7 cm de largura e entre 6,5 e 9 cm de comprimento.
O Lobo-guará é onívoro, isto é, são pouco específicos com relação à alimentação, tendo vários tipos de hábitos alimentares. A dieta dos lobos-guará divide-se em 50% de animais e 50% de frutos. O lobo-guará habitava o leste da Bolívia, o norte da Argentina, o Paraguai e a região CentroOeste do Brasil.
Devido à caça predatória e a destruição progressiva de seu habitat natural, o canídeo mais alto do mundo está extinto nas três primeiras regiões citadas. Ele ainda existe no Brasil e luta para sobreviver.
A degradação ambiental continua a ameaçá-lo, bem como a caça ilegal. As previsões são de que nosso "lobo" deixe de existir em menos de 100 anos.
É hora de refletir e agir!
Diante do conhecimento e informações obtidas, precisamos fazer a nossa parte para protegermos os animais em extinção e outros que estão ao nosso redor. Pois o nosso planeta e nossas vidas com eles é muito mais feliz. Não é mesmo? Como podemos fazer a nossa parte? Aguardamos as respostas de vocês por escrito nessa atividade. Estamos ansiosos para saber as suas opiniões referentes a tudo o que aprenderam.
Você sabia?
O Lobo-guará está estampado na nova nota de R$ 200,00? Quem já pegou alguma por ai?
Vamos confeccionar um lobo-guará?
1 folha sulfite, cartolina ou caderno;
1 folha na cor marrom ou podem colorir a folha;
1 lápis grafite; lápis de cor, giz de cera marrom e preto;
1 prato para fazer o circulo; tesoura; cola.
Modo de fazer:
Coloquem o prato em cima da folha, o contornando com o lápis de escrever, formando a forma geométrica: círculo. Em seguida, recorte-o. Depois pinte a folha de marrom ou a recorte em vários quadradinhos e cole. Reserve um pedaço da folha para fazer o nariz do lobo-guará, podendo fazer um triângulo e o cole. Cortem um círculo menor e pinte de preto para ser a pontinha do nariz e dois círculos brancos para serem os dois olhos. Pinte o meio dos dois olhos com a cor preta para serem a íris dos olhos. Recortem mais dois triângulos para serem as orelhas.
Se quiserem fazer os dentes também, vai ficar super legal! Pronto!!!! Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com
Comments