Descobrir a dança. Foto: Arte de André Mello
As crianças são corpos dançantes, ou seja, não foram feitos para ficarem parados. Além disso elas têm muita liberdade com o seu corpo. E por que não desenvolver as habilidades dos pequenos através das possibilidades que o corpo nos oferece?
Oferecer às crianças a possibilidade de escolher e criar, pode a primeiro momento, parecer uma grande bagunça. Mas é priorizando a livre exploração e criação, que vamos incentivar o desenvolvimento da autonomia e conhecimento das possibilidades e limites do corpo.
Quando criança cultivamos nossas memórias através das sensações e do toque. E é nessa perspectiva que convidamos vocês a refletirem sobre a infância:
Em algum lugar de nós estão guardadas as experiências da infância, de uma época em que o movimento ocupava posição de destaque. Onde o brincar sozinho, ou acompanhado de outras pessoas ou seres inventados, ou mesmo de objetos, em aventuras que pareciam tão reais; nos possibilitaram verdadeiras explorações sensoriais e motoras. Lembra-se de quando era bom mover-se pelo simples prazer de experimentar se mover?
E quando resgatamos essas memórias, podemos compreender porque as crianças têm a necessidade de estar em constante movimento e o quanto fomos perdendo de nos movimentar livremente no decorrer do nosso crescimento até a vida adulta.
Pensando nisso, propomos às famílias um resgate de suas memórias corporais. Nossa sugestão, é que você tire pelo menos 15 minutinhos do seu dia para movimentar-se com sua criança:
· Tire o calçado e sente-se no chão para brincar com seu filho;
· Ensine as brincadeiras que você mais gostava de brincar;
· Aposte uma corrida;
· Brinque de girar até perder os sentidos;
· Suba numa árvore com seus filhos;
· Coloque uma música e crie seus próprios movimentos;
· Faça uma dança maluca;
· Construa brinquedos com caixas, cola, tecidos, etc.;
· Cante uma música com sua criança, invente uma música;
· Crie percursos com obstáculos de subir, descer, escorregar, passar por baixo, passar por cima e rolar;
· Faça um teatrinho em casa;
Use sua criatividade!!! Resgate o movimento que está guardado em algum lugar dentro de você e aproveite a infância do seu filho, ao lado do seu filho!!
Professora Penélope C. Hartvite
Comments