top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

Gratidão

Olá Crianças e famílias! Tudo bem com vocês?


Estamos com muitas saudades e esperamos que todos estejam bem!


Hoje vamos conversar um pouquinho sobre um tema que parece complicado nesse mundo onde sempre “queremos mais”, parece que nunca estamos gratos pelo que temos ou pelo que somos. Com isso, como vamos ensinar gratidão aos nossos filhos?


Algumas dicas básicas de como ensinar gratidão às crianças:


• Para começar nós somos exemplo para nossos filhos, então quem tem que começar a demonstrar gratidão somos nós.


• Devemos agradecer a elas quando ajudam nas suas pequenas tarefas de casa.


• Conversar sobre o dia da família, tirar um tempinho juntos, sem tv, sem nada, e apenas conversar, saber o que aconteceu no dia que foi bom e também o que não foi.


• Falar regularmente para seus filhos sobre as melhores coisas que aconteceram no seu dia. E não precisa ser nada grandioso, a ideia é mostrar o valor das pequenas boas coisas do dia a dia.


• Incentive a criança que faça o mesmo, pergunte diariamente: “Qual foi à melhor parte do seu dia hoje?”


• Outra coisa interessante é reunir a família para rever fotos, sejam em álbuns físicos, no computador, no celular nas redes sociais ou em algum lugar onde você deixa as fotos.


• Crie um hábito novo em sua casa: O Momento da Gratidão; pode ser um domingo por mês, sente-se com sua família e converse sobre a gratidão, cada membro deverá listar todos os momentos que se sentiu grato por alguma coisa e compartilhar com os participantes.


Que tal agora ver a história: “O Livro da Gratidão” da autora: Todd Parr


O livro nos faz pensar nas coisas simples do nosso dia a dia, mas que fazem a diferença, para sermos gratos por tudo, não só por coisas grandes que acontecem como viagens ou presentes que recebemos, mas também pelo nosso cabelo que nos faz únicos, pela comida que nos deixa forte, pela roupa que serve, pelo jardim onde podemos ver animais e plantas e por muito mais.




• Jogo da gratidão


Que tal aproveitar um tempo com as crianças e jogar o jogo da gratidão? Você precisar ter um clássico jogo de Pega Varetas e começar a jogar da forma normal, segura todas as varetas na sua mão e deixa-as caírem, cada jogador tem que tirar uma vareta da pilha sem mexer nas outras, quem tiver mais varetas no final ganha o jogo.


A diferença fica na parte das cores da vareta, cada vareta que for tirada tem que se falar algo pelo que é grato, cada cor significa alguma coisa (tem essa lista básica, mas você pode mudar):


Vermelho: Pessoas que você é grato por

Laranja: Você é grato por qual lugar

Verde: Por qual comida você é grato

Azul: Por qual “coisa” (material) você é grato

Roxo: Você é grato por


As crianças são muito criativas na hora de dizer as coisas pelo que são gratas, e vocês podem passar momentos muito divertidos com esse jogo.


Veja como é a regra do jogo de Pega Varetas convencional e como você poderá fazer seu próprio jogo. Você poderá substituir as varetas por papéis coloridos.


(Vídeo de domínio público do canal da Operadora Vivo de telefonia no Youtube.)


E para finalizarmos, todos nós sabemos que estamos vivendo em tempos difíceis e precisamos cuidar da nossa saúde e proteger nossa família, portanto não podemos deixar de sermos gratos aos diversos profissionais da saúde que continuam trabalhando e cuidando de nós com tanto amor e dedicação.


Registrem esses momentos em família e se quiser compartilhar conosco, envie fotos para o email: emeijapura@gmail.com





34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page