top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

Direitos da criança

Olá crianças e famílias,


Que todos nós temos direitos e deveres, todos nós já sabemos, mas vocês sabiam que as crianças têm direitos que são só delas?


A ONU – Organização das Nações Unidas promulgou uma Declaração de Direitos da Criança em 20 de novembro de 1959, com os 10 direitos fundamentais para as crianças. Percebeu-se que a criança, necessitava de proteção e cuidados especiais para crescer e se desenvolver feliz.

Esse assunto parece muito sério e realmente é, mas tem uma forma de conhecermos todos os 10 princípios da Declaração dos Direitos da Criança de forma fácil e divertida.


A turma do Quintal da Cultura representa essa reunião que estabeleceu os direitos das crianças. Vejam só que interessante:

(Direitos Autorais: vídeo do Youtube do canal QUINTAL DA CULTURA)


E o cantor e compositor Toquinho e o artista Elifas Andreato criaram músicas para as crianças e também os adultos conhecerem cada um desses direitos, num bonito projeto chamado “Canção dos Direitos da criança”, que foi lançado em cd e depois foram produzidos vídeos.


Abaixo colocaremos um resumo de cada um dos princípios e a música que ilustra e explica um pouco desse direito.


Precisamos conhecer esses direitos para garantir que sejam assegurados a todas as crianças do mundo!


Depois de ouvir as músicas e ver os vídeos, conversem em família sobre os direitos das crianças: qual direito vocês acham mais importante? Será que todos estão sendo respeitados? Qual das músicas vocês mais gostaram? Qual vídeo explicou melhor o direito? Podemos fazer alguma coisa para que os direitos das crianças sejam respeitados? Qual vídeo vocês mais gostaram de assistir?

Se quiserem fazer um desenho do que mais gostaram e nos mostrar, gostaríamos muito de ver!

Mande para o email da nossa escola: emeijapura@gmail.com


Princípio I - A criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. https://youtu.be/6bPnB_KYuUQ Princípio II - A criança tem direito de ser compreendida, deve se desenvolver em condições de igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade. https://youtu.be/b_02iY5xQZ4 Princípio III - A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade. https://youtu.be/Op37XBq23SE Princípio IV - A criança tem direito à alimentação, deve crescer com saúde e a mãe deve ter cuidados médicos antes e depois do parto. https://youtu.be/rENyuORJRAM Princípio V - A criança deficiente tem direito à educação e cuidados especiais. https://youtu.be/-MlKWwoFUng Princípio VI – A criança tem direito ao amor e compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver sua personalidade. https://youtu.be/8CDlAkiNGTU Princípio VII – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, as suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social. https://youtu.be/QNfCXp-xJXE Princípio VIII - A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro. https://youtu.be/KH009lEChu0 Princípio IX - A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isto atrapalhar sua educação, saúde e seu desenvolvimento físico, mental ou moral. https://youtu.be/hxbReR167Yw Princípio X - A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver suas capacidades para o bem de seus semelhantes. https://youtu.be/aXt3Ny_q5Is (Direitos Autorais: vídeos do Youtube do canal de ELIFAS ANDREATO e do site http://www.osdireitosdacrianca.com.br/)

****Você já acessou sua sala de aula no google classroom? Não deixe de ver a atividade de hoje: Confecção de um mini paraquedas.

Se você não sabe ainda como acessar sua sala de aula, envie-nos uma mensagem no WhatsApp 5560-0260.


214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page