Mais interessante do que aproveitar um brinquedo pronto é se divertir e participar de todo o seu processo de criação, pois a brincadeira começa logo na escolha dos materiais e da nossa imaginação. E é essa experiência que a turminha do 6D vem aqui mostrar e ensinar para todos vocês. O fazer manual de forma lúdica com a colaboração das crianças, além da diversão, proporciona um momento de muito aprendizado e desenvolvimento. O brinquedo que escolhemos para aproveitar o dia de sol e o vento, ao ar livre em nossa escola é um brinquedo que seus avós, bisavós e quem sabe seus pais, já brincaram!
Esse brinquedo é o foguetinho, também conhecido como barangandão ou balangandã. Um brinquedo ligado à cultura afro-brasileira, geralmente feito com jornal ou revista, barbante e várias tiras de papel ou pano, longas e coloridas, que flutuam no ar de acordo com o movimento.
Esse objeto tem origem africana e seu nome mais antigo, balangandã, é devido ao som que faz ao ser movimentado. Ao girá-lo, por meio de um barbante, o efeito visual atrai e diverte.
A brincadeira com foguetinho (Balangandã), além de estimular a criatividade e a coordenação motora, trabalha a percepção visual, o movimento, as expressões corporais e a dança.
Vamos aprender a fazer o balangandã? É muito fácil e divertido!
Você vai precisar dos seguintes materiais:
-Papel crepom colorido ou papel de seda (que vem em presentes) ou retalhos de tecidos;
-Jornal ou revista velha;
-Cola / fita adesiva ou grampeador
-Barbante
Como fazer:
Primeiro, pegue uma folha do jornal ou de revista e dobre diversas vezes até formar uma tira grossa e firme (é o que vai dar o peso no nosso brinquedo). Cole as tiras de papel crepom no jornal, com cola, fita adesiva ou mesmo com o grampeador. Se as fitas estiverem muito longas, dobre-as ao meio antes de prendê-las. Dobre o jornal novamente, juntando as tiras. Amarre o jornal com um barbante, deixando um pedaço longo, que servirá para girar o brinquedo.
Você pode revestir o jornal com uma cartolina ou papel colorido e usar a criatividade na decoração dessa parte central. Também é possível usar outros materiais, como fitas de cetim, tubo de papel higiênico em vez de jornais, entre outros.
Lembrando que quanto menores as crianças, mais importante torna-se a participação de um adulto na confecção do brinquedo.
Depois, é só se divertir em família! Nós nos divertimos muito aqui na escola construindo e brincando com o nosso balangandã!!!!
Bình luận