Olá famílias!
Chegamos a mais uma semana distantes e com a certeza de que o momento de nos encontrarmos está próximo, mas enquanto a situação atual não nos permite estarmos juntos, pensamos em atividades que nos mantenham próximos e que deem continuidade às vivências capazes de ampliar as aprendizagens de nossas crianças.
Com o período de isolamento social, as crianças tendem a ficar mais na frente da televisão e aparelhos eletrônicos de uma forma geral, deixando de lado a atividade física tão importante e necessária para seu desenvolvimento. As brincadeiras tradicionais em sua maioria, promovem atividades corporais em espaços pequenos, portanto, são grandes aliadas para esse momento.
Portanto vamos reunir a família para apreciar a companhia um do outro, resgatar lembranças da infância e trocar experiências? Vamos brincar de amarelinha!
Essa brincadeira vai aperfeiçoar a coordenação motora, o equilíbrio, e o desenvolvimento cognitivo. Além de muitos outros benefícios:
Segue as regras básicas da brincadeira:
1. Cada jogador precisa de uma pedrinha ou tampinha.
2. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa, partindo da casa 2 até o céu.
3. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa do lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.
4. Perde a vez quem pisar nas linhas do jogo, pisar na casa onde está a pedrinha, não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair e não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta.
Assista ao vídeo “Amarelinha -Território do brincar” para aprender uma outra maneira de brincar de amarelinha. Procure em sua casa um espaço onde possa fazer o desenho da amarelinha, temos duas maneiras de desenhar e brincar, escolha a que for mais adequada para vocês e aproveitem a brincadeira. Neste primeiro momento as regras da brincadeira não precisam ser seguidas à risca, o maior objetivo é se movimentar, interagir e se divertir.
Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo “Amarelinha – Território do brincar”!
*Vídeo de domínio público do youtube.com do canal Território do brincar.
Comentarios