Bom dia, famílias e crianças
Estamos com muitas saudades e tenho certeza que as crianças também sentem falta do espaço e das brincadeiras que todos os dias participavam na escola. Mas o brincar em casa também pode ser muito divertido, e para isso não precisa de brinquedos industrializados e caros, não! A criança pode inventar coisas diferentes com imaginação e criatividade. Se ela for incentivada e tiver parceiros para brincar, a brincadeira será ainda mais rica. Como nesse momento existe a necessidade de distanciamento dos amigos, a criança precisa encontrar na família essa parceria.
“As crianças são sujeitos históricos e de direitos, que interagem, brincam, imaginam, fantasiam, desejam, aprendem, observam, experimentam, narram, questionam, e constroem sentidos sobre a natureza e a sociedade.” (Currículo da Cidade PMSP-Educação Infantil)
A brincadeira simbólica é um recurso natural da criança onde ela poderá experimentar, refletir e vivenciar situações próximas ao cotidiano e assim compreendê-lo melhor. Pode ser em uma brincadeira de:
- casinha: com potes, colheres, panelas, e a brincadeira pode acontecer até enquanto os pais estão nos afazeres da casa, permitindo que a criança brincando participe das atividades com os pais.
- de mamãe e papai: ela poderá representar sendo papai, mamãe ou filhinho, ou ainda com bonecas e bonecos, com os quais a criança poderá brincar de cuidar, trocar, dar banho, dar comidinha...
- de médico: ela poderá brincar de ser o médico ou de ser paciente, brincando com caixas de remédios, seringa nova ou objeto que o represente, termômetro ou objeto que o represente, suporte de inalador ou objeto que o represente, faixas ou tecidos para enfaixar,...
- de profissionais da beleza: (cabeleireira, manicure, barbeiro) a criança poderá ser o profissional ou o cliente usando escovas, presilhas, grampos, bobs, maquiagem, esmalte desde que próprios para criança para que não causem alergia.
- de cozinheira: ajudando os pais a preparar as comidas como um leite, cortando frutas para uma salada de frutas, ajudando a fazer um bolo, ...
- de mecânico: brincando de consertar seus carrinhos ou trocar pneu, usando ferramentas de brinquedo ou objetos que os represente.
- de marceneiro: e para isso pode usar caixas de papelão para cortar e construir.
- de lanchonete, de veterinário, de lava-rápido...
Enfim são diversas as possibilidades e os recursos são infinitos pois podem ser com objetos ou sucatas que a família tenha em casa, desde que não ofereçam perigo para a criança (perfurantes, vidros, objetos pequenos que possam ser colocados em orifícios do corpo, ...), mas que possam fazer a brincadeira ser o mais real possível.
A turma do Infantil 5D da manhã teve algumas oportunidades de brincar assim, segue algumas fotos para lembrarmos como foi divertido!
Então aproveite esse tempo em casa com sua família e invente sua brincadeira!!!!!!
Comments