top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

Brincadeira com material não estruturado!

Objetivo: Ampliar as possibilidades de aprendizagens através do imaginar e criar.

Olá crianças, tudo bem? Espero que sim e que estejam brincando bastante!

Que tal relembrarmos algumas atividades da escola?

Querida família, quando disponibilizamos diversos materiais para as crianças, estamos proporcionando a elas a possibilidade de desenvolverem a sua inteligência, a criatividade e explorarem suas habilidades criativas.

Um dia, durante o trajeto da sala para o parque, as crianças se aglomeraram em volta de algumas caixas de papelão que haviam sido dispensadas pelas cozinheiras e iriam para o lixo da escola. Percebendo o interesse delas pelo material, propus ali mesmo que elas pegassem as caixas e levassem para o parque com o intuito de que elas descobrissem as possibilidades de brincar com as caixas. Pois o parque é um espaço amplo, o qual oferece várias oportunidades de interações e aprendizagens.

Algumas crianças sugeriram transformar a caixa em carro para descer um pequeno barranco que há no espaço do parque e outras abriram a caixa e comentaram: - “Professora vamos escorregar com nosso tapete mágico”.

A brincadeira se tornou contagiante e não parou por aí... Sempre que encontravam caixas as crianças brincavam e reinventavam suas brincadeiras ampliando suas possibilidades de criar e imaginar.

De volta a sala de aula, realizamos uma roda de conversa com as crianças para falarmos sobre as sensações durante as brincadeiras com os materiais disponibilizados. E perguntei sobre quais outras possibilidades de brincadeira ou brinquedo que a caixa de papelão poderia oferecer? E com quais outros materiais eles gostavam de brincar na escola?

Pelo jeito a turma gostou muito e deram algumas sugestões como confecção de carro, brincar de ônibus, fazer casinha, cabana, garagem e etc. Em outra oportunidade a turma usou as caixas no tanque de areia, e gostaram muito de brincar também com os potes de sorvetes, utensílios de cozinha e tudo o mais que pudesse ser disponibilizado para brincarem.



E agora com ajuda de um adulto, procure em sua casa alguns materiais para que você possa usar sua imaginação e crie um brinquedo para brincar.

Se você quiser, pode tirar uma foto e mandar para o e-mail da escola.

Já estou curiosa pra ver o que você irá inventar!?

segue o link para sugestões de brinquedos:

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/trilhas-de-aprendizagens

Envie as fotos para: emeijapura@gmail.com








48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page