top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

Boa Tarde Famílias e Crianças!! A brincadeira de hoje é: Barquinho de Papel...

Uma brincadeira simples que estimula a imaginação, a coordenação motora, a oralidade e o vocabulário.

Já se imaginaram navegando em águas sem fim? Vamos viver essa aventura. Ivan Cruz também pintou essa brincadeira fácil de fazer.

Que tal agora, você fazer o seu barquinho? Você vai precisar de:

  • Folha de papel

  • Lápis de cor para colorir

Pegue a folha de papel e pinte. Agora, siga as instruções e faça a dobradura observando as imagens abaixo:

Vamos ouvir uma poesia sobre esse novo brinquedo?

Barquinho de papel

Navega rápido e ligeiro,

Água abaixo, água acima, doce mar

Leva contigo meu sonho

De no mundo todo navegar

Nesse barquinho feito de papel

Cabe papai, mamãe, amigos e irmãos

Cabe tudo e mais um pouco, que guardo no coração.

Navega, navega sem parar

Levando heróis, mocinhos e vilões

Animais de todo tamanho

Rato, jacaré e leões.

Leva contigo minha coragem,

Minha força e determinação

Mas se o medo aparecer,

Me leva pra longe do bicho papão.

Barquinho de papel molhado,

Nossa aventura chegou ao fim

Vou dormir gostoso e sossegado

Lembrando das histórias que vivemos até aqui.

E quando meus olhinhos eu fechar,

Na minha caminha deitar

Será com você, meu amigo barquinho

Que eu desejo sonhar.

(Fabiana Gonçalves)

Converse com a criança sobre as características da poesia:

É um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes.

Tem a finalidade de manifestar sentimento e emoção.

Estimula nossa imaginação e sentidos.

Permite brincarmos com as palavras.

Brinca com as diferenças entre ritmos e sonoridades.

Agora pegue uma bacia, coloque água e vamos navegar!!!!

Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem pelo Classroom ou pelo e-mail da escola: emeijapura@gmail.com


11 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


robelia.sampaio39
Jun 17, 2021

A Ana Beatriz nunca brincou assim não de Barquinho não

Like
bottom of page