top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

ANIMAIS EM EXTINÇÃO: Porco espinho

Esta semana iremos retomar as atividades envolvendo ANIMAIS EM EXTINÇÃO.


Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da face da Terra. As pesquisas mostram que milhares de animais foram extintos nos últimos cem anos, e um número crescente de espécies de animais correm o risco de serem extintos.

O homem interferiu tanto no meio ambiente que várias espécies de seres vivos não conseguem mais sobreviver, pois estão sendo caçados ou porque os ambientes onde vivem estão sendo destruídos pela poluição ou pelo desmatamento. Muitos cientistas acreditam que a atividade humana seja responsável pelo aumento das taxas de extinção, mas você pode fazer muitas coisas se quiser ajudar. Esforce-se para adotar um estilo de vida com consciência ambiental, envolva-se politicamente e recrute a ajuda de outras pessoas. A melhor forma de ajudarmos os animais em extinção é protegendo o ambiente em que eles vivem, portanto, dedique tempo à natureza, esforce-se para ter uma casa ecológica, isso poderá ajudar a salvar espécies ameaçadas de extinção na sua região.

O conhecimento pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa no auxílio às espécies ameaçadas de extinção. Use as redes sociais para educar amigos e familiares, eles poderão tornarse mais propensos a ajudar se compreenderem a necessidade de uma ação imediata. A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais.


- Textos de Mahatma Gandhi PORCO-ESPINHO


O porco-espinho, esse simpático, peculiar e distinto animal é na verdade um roedor (a mesma ordem dos ratos, capivaras e esquilos). O que torna os porco-espinhos tão distintos são seus pelos rígidos e aculeiformes (em formato de agulha). Essa rigidez e formato que fez essa estrutura ser denominada como “espinho”.

O porco-espinho, no entanto, não possui somente pelos em forma de espinhos. Em seu dorso há pelagem, porém esta não fica aparente à primeira vista pelo fato de os espinhos cobrirem todo o dorso. São animais solitários, de hábitos noturnos e arborícolas. Costuma usar o solo com relativa frequência e são excelentes nadadores. A cauda preênsil funciona como “quinto membro”, apoiando o corpo enquanto escala árvores ou se movimenta de um galho para o outro. Os porcos-espinhos são herbívoros, se alimentam de uma grande variedade de frutos, sementes e folhas.

A principal ameaça aos porcos-espinho é o desmatamento, a derrubada de árvores reduz seus habitats, limitando as áreas de ocorrência, reduzindo seus recursos alimentares e aumentando a probabilidade de competição entre esses animais. O porco-espinho não é um animal comumente caçado para alimentação e também não possui histórico de conflitos com humanos como predadores ou animais que se alimentam de plantações, no entanto, algumas populações tradicionais acreditam que seus espinhos tenham propriedades medicinais, e podem, porventura, caçar esses animais para o devido fim. O desmatamento desenfreado tem todo potencial para erradicar os porcos-espinho em um futuro não tão distante.


Pinturas com o garfo

Objetivo: Coordenação motora fina, expressão artística, a criatividade e a imaginação.


Material:


• Imprimir a imagem do porco espinho;

• Um garfo (pode ser garfo plástico ou do dia-a-dia mesmo, já que será mais fácil de supervisionar);

• Tinta guache na cor escolhida;

• Canetinhas ou lápis de cor.


Como fazer: A primeira coisa é pedir a criança pintar o rostinho do porco-espinho com canetinhas ou lápis de cor. Depois, colocar a tinta na cor que a criança escolher em um pratinho de plástico, molhar o garfo e pedir a ela fazer os movimentos para que se tenha o efeito pretendido, os espinhos do porco espinho


Divirtam-se, registrem esses momentos através de fotos e/ou vídeos e nos enviem aqui no Classroom ou no e-mail da escola: emeijapura@gmail.com

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page