top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

A Linda Rosa Juvenil

Olá crianças e famílias, tudo bem com vocês? Esperamos que sim!!!

Hoje vamos aprender uma brincadeira bem divertida, é uma cantiga de roda, vocês conhecem a historinha da Bela Adormecida? Pois A Linda Rosa Juvenil conta exatamente a mesma história, só que com a letra cheia de detalhes e um ritmo bem animado!

As cantigas de roda são canções populares, de autoria anônima, passadas oralmente de geração para geração. Em alguns locais esse tipo de composição é chamado de ciranda ou brincadeira de roda.

Um fato importante sobre a cantiga é que ela possui uma forte ligação com o folclore brasileiro. Por isso, sofre variações de acordo com a região e a época, uma vez que os costumes mudam de uma geração para outra.

As cantigas de roda ajudam no processo de socialização e desinibição das crianças. Isso significa dizer que elas estimulam o processo de comunicação, tendo em vista que é preciso cantar e dançar em conjunto. Além disso, amplia o repertorio musical, e aprender o ritmo das brincadeiras ajuda no processo de criação de senso rítmico e expressão corporal, quando estimula o desenvolvimento da audição e melhora a comunicação oral; fatores estes, importantes para o desenvolvimento da criança.

Segue abaixo a letra da cantiga:

A Linda Rosa Juvenil

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda rosa juvenil, juvenil Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar Vivia alegre em seu lar, em seu lar

E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má Um dia veio uma bruxa má, muito má Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim Que adormeceu a rosa assim, bem assim

E o tempo passou a correr, a correr, a correr E o tempo passou a correr, a correr E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor E o mato cresceu ao redor, ao redor E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei E um dia veio um belo rei, belo rei

Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim Que despertou a rosa assim, bem assim

Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei Batemos palmas para o rei, para o rei

* Esta Cantiga de Roda é para cantar e brincar em roda: as crianças formam uma roda; uma delas vai para dentro da roda, ela será a "Rosa" e outras duas ficam fora da roda e serão, respectivamente, a "Bruxa" e o "Rei". Seguindo as estrofes da música, cada criança deve agir de acordo com o seu personagem. Aquelas que estão na roda, devem girar e cantar ao redor da Rosa ou ficar sentadas em roda.

Vamos aprender a fazer os acessórios das personagens da história?

Coroas:

Corte a cartolina ou papel cartão, no formato de uma coroa decore-o com cola colorida, brilho e lantejoulas. Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas para que possa encaixar na cabeça, pode colher algumas flores e encaixar entre a coroa e a cabeça. Caso não haja flores você pode desenhar com canetinha pequenas flores na coroa. Mesmo você pode fazer para a coroa do rei sem as flores.


Chapéu da bruxa:

Corte o papel pardo ou outro que você tenha, decore-o também com cola colorida, brilho e lantejoulas. Depois de pronto e de secar a cola, grampeie-as duas pontas de forma a encaixar na cabeça.







Mato:

Cortem, com seu auxílio de um adulto se necessário, o papel crepom depois pegue algumas fitas do papel crepom junte-as e fixe-as com fita durex pelas pontas, de modo a formar um molho de fitas de crepom, você pode usar também folhas de verdade ou folhas artificiais.


Relógio:

Você pode desenhá-lo, numa cartolina cortada ao meio, pode fazer o círculo com algum objeto redondo (um prato, algum brinquedo da sala, etc). Depois recorte-o, faça um furinho na parte superior e passe um cordão, fazendo um colar, ou você pode usar um relógio de parede que não funcione mais se tiver em sua casa.








Vou deixar uma sugestão para vocês, no youtube tem várias representações dessa história, vocês podem acessar e se divertir.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page