Brincar é um exercício fundamental para o equilíbrio emocional, para o desenvolvimento de habilidades corporais e mesmo para a aprendizagem de regras de convivência. No vídeo abaixo, o professor Nélio Sprea (Parabolé Educação e Cultura) fala sobre a relevância das experiências lúdicas e deixa dicas práticas de como potencializar o "brincar" a partir do protagonismo da criança. Segundo ele, durante o período de isolamento, é importante "dar oportunidade ao tédio" e qualificar as brincadeiras, para que sejam também simbólicas. Confira as dicas de como cuidar das relações com crianças durante a pandemia.
*Do canal do Youtube: Grupo Marista - Do tédio à criação: a importância do brincar no isolamento com o professor Nélio Sprea.
Queridas famílias,
A criança aprende o tempo todo, e nós adultos temos um papel fundamental para que a primeira infância seja aproveitada em seu máximo potencial, dentro e fora da escola.
Esperamos que brinquem muito com nossos pequenos e que também os deixe brincar sozinhos, pois o brincar é uma fonte inesgotável de conhecimento e alegria!!!
“Como toda experiência de vida, brincar sozinho ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no aprendizado das crianças no que se refere a aspectos como criatividade, imaginação, autonomia e confiança, afinal de contas, elas precisam se sentir autossuficientes. Elas podem desfrutar da própria companhia, estimular o faz de conta, criar fantasias e, a partir disso, expressar sentimentos que poderiam estar contidos.”
“Por meio do brincar, os pequenos exploram o mundo ao seu redor, atribuem significados às suas experiências e constroem suas próprias identidades.”
Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/como-o-ato-de-brincar-melhora-muito-o-desenvolvimento-infantil/
“As crianças que brincam com sua família desenvolvem desde cedo a capacidade de se colocar no lugar do outro, lidam melhor com suas emoções e guardam lembranças saudáveis e prazerosas junto aos seus entes queridos, o que estimula e ajuda a desenvolver diversas habilidades intelectuais também.”
Você já acessou sua sala de aula no Google Classroom? Não deixe de ver a atividade de hoje: Título - Brincadeira cantada: Trava língua.
Se você não sabe ainda como acessar sua sala de aula nos envie uma mensagem pelo WhatsApp: 5560-0260.
Se cuidem! Saudades,
Prof.ª Gisele.
Comments