Olá crianças e famílias!!! Esperamos que todos estejam bem.
De acordo com a Declaração dos Direitos da Criança - 1959
Princípio 7
A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário. Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade.
Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais.
A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
Na nossa escola temos o privilégio do contato com os elementos da natureza: terra, água, ar, luz, calor, frio e insetos e são muito explorados pelas crianças. É muito triste quando vemos que uma criança se recusa a participar de alguma brincadeira por medo de levar bronca em casa. Muitas vezes a criança chega em prantos após ter se sujado em alguma brincadeira e quando a acolhemos ela nos surpreende quando diz “minha mãe vai me matar porque sujei minha roupa”. Nesse momento acalentamos essa criança e contatamos a família para explicar a importância dessas brincadeiras para o desenvolvimento delas. Crianças precisam brincar muito, pois o processo de ensino-aprendizagem acontece nas relações que elas estabelecem com seus amigos e professores, numa troca de diálogos e experiências que são saudáveis para sua vida.
A aprendizagem acontece na interação das crianças através da brincadeira e nesse momento tão gostoso, ter que se preocupar com sua roupa cuidando para não se sujar, pode deixá-la inibida e até mesmo causar problemas de ordem emocional na criança.
É importante que os pais sejam compreensivos quanto ao momento do brincar no ambiente escolar, pois é muito difícil para a professora impedir que as crianças se sujem, já que tem atividades que envolvem o uso das tintas, argila, massinha, além de brincar no parquinho de areia e mexer na horta. É justamente ao se sujar que a brincadeira parece ser mais divertida, como é possível observar a alegria em seus rostinhos observando a foto abaixo.
Para não irritar aos pais, chegando em casa com a roupa suja, as crianças se sentem pressionadas a deixar de lado brincadeiras que seriam prazerosas para sua vida, para ficarem sentadas, quietas, observando outras crianças se divertindo. Situações como estas, pode tornar a criança extremamente tímida por sentir medo de se sujar e levar bronca dos pais; da sensação de insegurança quanto às brincadeiras, podem surgir quadros de ansiedade, agressividade e depressão.
É importantíssimo que as crianças tenham liberdade para brincar, pois as brincadeiras, apesar da sujeira, são muito saudáveis e levam ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional, além de criar anticorpos que o ajudarão a manter uma boa saúde.
Dica:
O pediatra dr. Daniel Becker esclarece mais sobre o assunto no Canal do Youtube CRIAR E CRESCER, assista ao vídeo SUJEIRA BOA: a convivência com as boas bactérias.
****Você já acessou sua sala de aula no google classroom? Não deixe de ver a atividade de hoje: Música e brincadeira: Imitando os bichos
Se você não sabe ainda como acessar sua sala de aula, envie-nos uma mensagem no WhatsApp 5560-0260.
Comments