Pois nessa fase pode-se trazer resultados muito positivos, é possível desenvolver habilidades para a resolução de conflitos, aumentar o respeito por si mesmo e conhecer e incentivar as ações respeitosas, proporcionando harmonia e a socialização de todos na escola.
Por meio das atividades propostas, as crianças devem partilhar suas experiências, suas ações e seus pensamentos. Tentaremos levar as crianças a refletirem sobre a construção de imagens positivas, respeitosas e solidárias em relação as diferenças, uma vez que elas passam a respeita-las.
A literatura infantil nos proporciona um meio prazeroso para tratar desta questão com crianças, então, durante as rodas de conversa temos como intenção a continuidade desse diálogo em suas residências.
Objetivo:
Estimular o respeito ao próximo;
Desenvolver a autoestima;
Identificar os pontos positivos e negativos de cada um
Materiais:
Espelho;
Tecido;
Papel
Canetinhas, lápis de cor ou giz de cera;
Tesoura.
Atividade: Espelho, espelho meu, existe alguém mais valioso do que eu?
Converse com a criança sobre respeito. Fale que somos únicos, que não há ninguém exatamente igual ao outro e que precisamos respeitar as diferenças;
Depois de conversar bastante, coloque um espelho em um canto da casa, coberto por um pano.
Diga às crianças que, por trás daquele pano, verão algo muito especial – uma criança valiosa, querida por todas e amada, pois ela é única.
Retire o pano e observe a reação da criança ao ver a sua imagem refletida.
Depois dela ter se visto no espelho, pergunte o que ela mais aprecia em si, fale o quanto é valiosa, única, e quanto ela é amável.
Recorte uma estrela e deixe que a criança decore da maneira que desejar, após, escreva a qualidade que mais aprecia nela mesma.
DICA: Depois de pronta, cole a estrela em um lugar de destaque
Não esqueça de nos contar como foi a sua experiência, enviando seus comentários e registros para o e-mail da escola; emeijapura@gmail.com
Comentarios