Esta semana vamos trabalhar com as histórias infantis, pois elas são as melhores ferramentas para explorar o imaginário da criança. Os livros são grandes fontes de aprendizado, por meio deles as crianças aprendem novas palavras, descobrem novos espaços, personagens e quase sempre uma lição de vida.
Por meio do reconto de histórias, as crianças desde muito cedo aprendem a conversar, através do exemplo dos personagens comparam as vivências que tem em casa junto aos pais, familiares e outros de seu convívio, aprendem a respeitarem e valorizarem a natureza, a apreciarem o mundo natural e a contribuírem para o seu cuidado e preservação.
Atividade 1: História João e o pé de feijão.
Objetivos:
Identificação dos espaços: dentro e fora, em cima, em baixo, acima, abaixo, etc.
Noções de tempo: Agora, antes, durante, depois, ontem, rápido, devagar, hoje, amanhã, etc.
Classificação de objetos de acordo com o seu tamanho, peso, forma, cor e quantidade.
Agora vamos contar um pouquinho da história:
João e o pé de feijão
Era uma vez um menino chamado João que vivia com sua mãe, uma pobre viúva, numa cabana bem longe da cidade.
Um dia, a mãe de João disse:
- Joãozinho acabou a comida e o dinheiro. Vá até a cidade e venda a nossa vaquinha, o único bem que nos resta.
João foi para a cidade e, no caminho, encontrou um homem que o convenceu a trocar a vaquinha por sementes de feijão. O homem disse:
- Com estas sementes de feijão jamais passarão fome. João acreditou e trouxe as sementes para casa. Quando a mãe de João viu as sementes, ficou furiosa. Jogou tudo pela janela.
Na manhã seguinte, João levantou com muita fome e foi até o quintal. Ficou espantado quando viu uma enorme árvore que ia até o céu. Nem chamou sua mãe. Decidiu subir pelo pé de feijão até chegar à copa.
João ficou maravilhado ao encontrar um castelo nas nuvens e quis vê-lo de perto. De repente, uma mulher enorme surgiu de dentro do castelo e o agarrou:
- O que faz aqui, menino? Será o meu escravo. Mas o gigante não pode saber, por isso, vou escondê-lo. Se ele vir você, com certeza vai comê-lo.
O gigante chegou fazendo muito barulho. A mulher havia escondido João num armário. O gigante rugiu:
- Sinto cheiro de criança! E farejou em todos os cantos à procura de uma criança que estivesse escondida ali. A mulher adiantou-se e respondeu para o gigante: - Este cheiro é da comida que irei servir. Sente-se à mesa, meu senhor.
O gigante comeu o saboroso alimento. Depois, ordenou a uma galinha prisioneira que pusesse um ovo de ouro, e a uma harpa que tocasse uma bela melodia. Então, o gigante adormeceu em poucos minutos.
Vendo que a mulher havia se esquecido dele, João saiu do armário e, rapidamente, libertou a galinha e também a harpa. Mas a galinha cacarejou e a harpa fez um som estridente. Por isso, o gigante despertou.
Com a galinha debaixo do braço e a harpa na outra mão, João correu e o gigante foi atrás dele. João chegou primeiro ao tronco do pé de feijão e deslizou pelos ramos. Quando estava quase chegando ao chão, gritou para sua mãe, que o esperava: - Mamãe vá buscar um machado, tem um gigante atrás de mim!
Com o machado, João cortou o tronco, que caiu com um estrondo. Foi o fim do gigante. E todas as manhãs, a galinha põe ovos de ouro e a harpa toca para João e sua mãe, que viveram felizes para sempre e nunca mais sentiram fome.
Agora pergunte para a criança:
1- O João mora com quem? Ao todo são quantas pessoas que moram juntas?
2- O João mora perto ou longe da cidade?
3- João foi vender o quê na cidade? Quando vendemos algo o que recebemos em troca? Mas o que o João recebeu?
4- O que a mãe dele fez quando chegou em casa e viu o que havia recebido e o que fez?
5- Quando o João viu algo diferente pela janela? O que decidiu fazer? Ele subiu ou desceu do pé de feijão?
6- João foi parar aonde? Em qual lugar ela queria o esconder e era dentro ou fora?
7- O que o gigante ordenou a galinha e a harpa fazer e o que aconteceu? Você sabe o que são minuto? (Mostre e explique para que serve o relógio e os números e ponteiros).
8- O que João fez com a galinha e a harpa? E o que aconteceu com o gigante?
9- Em qual lugar a mãe de João o esperou? E o que fizeram com o pé de feijão?
10- Depois que João e a mãe acordaram, qual foi a surpresa? E fizeram o quê?
11-O ouro vale dinheiro? Muito ou pouco? Façam uma pesquisa na internet.
Atividade 2: Desenho e pintura do castelo e do personagem João da história e plantio de feijões.
A partir da história vamos trazer o imaginário para a vida real, onde as crianças poderão plantar e acompanhar o crescimento dos feijões.
Objetivo:
Apreciação e cuidado com a natureza; conhecimentos matemáticos; quantidade, cor e forma do feijão e objetos a serem utilizados durante o plantio; tempo de crescimento: data, hora e mês.
Materiais:
· 1 Garrafa pet;
· Um pouco de terra (caso tenham terra adubada, podem a misturar);
· 3 grãozinhos de feijões;
· Água;
· 1 palito de churrasco;
· 2 Folhas de sulfite ou de caderno;
· Lápis de cor
· Tesoura;
· Cola.
Modo de fazer:
Peguem uma garrafa pet e a cortem ao meio (tenham cuidado ao manusear a tesoura, os adultos serão convidados a fazer essa parte). Em seguida, coloque terra até a metade da garrafa, façam um buraquinho e coloquem os 3 grãozinhos de feijão, tampem com a terra, coloquem um copinho de café de água para o regar, esperem o palito de churrasco na terra e depois façam um desenho bem bonito de um castelo e na outra folha o personagem João, pintem e os recortes, peguem um pouquinho de cola e colem os desenhos no palito de churrasco.
Anotem no calendário o dia, o mês, o ano e o horário que fizeram o plantio. Observem e anotem o dia que o feijão irá nascer, sempre o hidratando com água ao perceber que a terra estiver seca.
Esperamos que tenham gostado da história e estamos ansiosas esperando as respostas de todos vocês, nos enviem fotos e/ou vídeos do processo de plantio e os desenhos também!
Estaremos esperando as atividades pelo e-mail da escola: emeijapura@gmail.com, ou carregue no classroom.
Comments