ATIVIDADE DA SEMANA: SEQUENCIADA BASEADA NO LIVRO O CASO DAS BANANAS
DE MILTON CÉLIO DE OLIVEIRA FILHO E MARIANA MASSARANI
Sabendo do fascínio que as histórias despertam nas crianças, escolhemos trabalhar com este livro, pois além de desenvolver a criticidade e a reflexão diante das questões postas e aceitação da reconstrução do conhecimento discutido, as crianças também irão perceber que há vários caminhos possíveis para a explicação de um mesmo fato. Esperamos dessa forma incentivar uma postura sensível diante das questões de convivência, de divergência de opinião e construção coletiva do conhecimento, além da percepção de que o resultado pode não ser o esperado e, que mesmo assim é útil.
OBJETIVOS PARA A SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DA SEMANA
Colocar a criança em contato com a literatura infantil;
Incentivar o pensamento criativo e a expressão oral;
Produzir trabalhos de artes utilizando diferentes recursos e materiais;
Incentivar a pesquisa;
Aprimorar o raciocínio lógico;
Conhecer alguns animais e suas especificidades;
Promover a consciência ecológica;
Atenção pais: Cada dia as crianças farão uma atividade, guarde todas juntas para no final montarmos um livrinho com todas as partes dessa sequência de atividades.
Oi crianças, tudo bem? Vamos conhecer a história “O caso das bananas” essa história será contada de uma forma diferente: por partes, e a cada dia vocês terão que desvendar um mistério.
Pais coloquem o áudio para a criança ouvir ou leiam este trecho da história:
O MACACO
AO ACORDAR, DE MANHÃ, O MACACO DEU PELA FALTA DO SEU CACHO DE BANANAS.
PROCURA AQUI, PROCURA ALI E NADA... NEM MESMO AS CASCAS.
ALGUM ESPERTINHO LEVARA TUDO. “FUI ROUBADO”
A MATA
A MATA FICOU AGITADA COM A NOTÍCIA. E LOGO DONA CORUJA, DETETIVE DAS MAIS AFAMADAS, ACEITOU O NOVO CASO.
Crianças vocês viram que a nossa história tem dois personagens principais? O macaco e a coruja? Vamos conhecê-los melhor? Onde vivem os macacos? E o que eles comem? Será que comem só bananas? Ou comem outros alimentos? E as corujas? O que será que elas comem? Onde vivem?
Proposta de hoje: Após pesquisar e conversar sobre os macacos e as corujas com sua família, faça um desenho desses dois animais e não esqueça de guardar o seu desenho.
Além de guardar o desenho você também pode enviar uma foto dele para a professora e contar para ela o que você descobriu sobre os macacos e as corujas.
Vamos para a próxima atividade?
Objetivo: Promover e consolidar hábitos da higiene das mãos e de modo geral de cuidados com o corpo e saúde.
Olá família e crianças, tudo bem com vocês?
Com a nova pandemia do Coronavírus, se preocupar com a higiene se tornou fundamental. É muito importante que a gente ensine nosso filhos a lavarem as mãos. A espirrar adequadamente e principalmente não levar as mãos à boca, olhos e nariz.
Hoje iremos fazer uma experiência bem legal, é importante encontrar formas simples e lúdicas de ensinar às crianças a prevenção por meio da adoção de novos hábitos de higiene. A experiência do orégano é muito legal para explicar para as crianças o poder da água e do sabão no combate ao coronavírus. Tudo o que você vai precisar é de dois pratos com água, um pouquinho de orégano e outro tanto de sabão (ou detergente). Tem gente que usa pimenta-do-reino, que também é leve, boia na água e é fácil de enxergar.
Em um dos pratos com água, salpique o orégano pela superfície — esse representa o coronavírus. No segundo prato, coloque o sabão diluído na água. Primeiro, peça para a criança mergulhar o dedo no recipiente com o tempero. Naturalmente, vai sair cheio de folhinhas.
Então, peça que ela lambuze o dedo com sabão e, em seguida, coloque-o de volta na água com orégano. Você vai gostar da reação quando a criança vê tudo o que estiver na superfície da água se afastando da mão! Explique que o mesmo acontece com o vírus, após a higienização.
https://youtu.be/7uNzaUxGFAc
Para finalizar convide a criança para fazer a higiene das mãos utilizando água e sabão.
Não se esqueça de registrar esse momento com fotos ou filmagem e nos envie no email da escola e comente abaixo da atividade.
Comments