Olá crianças e famílias!!!
Estou com muita saudade dos nossos momentos.de brincadeiras e aprendizagens. Logo, logo estaremos juntinhos! Forte abraço.
Hoje iremos conversar um pouco sobre o amigo inseparável do paladar, o “olfato”. Sim, ele é o aliado, pois trabalham juntos na percepção de cheiros e sabores, sinalizadas pelo cérebro!!!
Imagem de domínio público: escolakids.uol.com.br
Como é bom poder sentir o cheiro de uma rosa, o perfume de uma pessoa querida ou o cheiro maravilhoso da comida da mãe. É através do sentido do olfato que isso se torna possível. Vamos conhecer um pouco mais esse sentido tão valioso?
O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que sobre encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores. Elas são caracterizadas por possuírem prolongamentos que ficam mergulhados no muco, são os chamados cílios olfatórios.
Imagem de domínio público: docsity.com/pt/sentidos
Olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. Às vezes, o que consideramos sabor em um alimento é, na verdade, seu o odor, percebido pelas células especializadas em identificar partículas de odor.
Imagem de domínio público: clinicaolfact.com.br
O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar. Conseguimos perceber o cheiro antes do sabor porque o nosso olfato é mais sensível que o nosso paladar, e as sensações olfativas são mandadas ao cérebro com maior rapidez, se comparadas às sensações gustativas. Por esse motivo, quando estamos resfriados ou gripados e não conseguimos sentir o cheiro das coisas, também não conseguimos sentir o sabor.
Com a atividade prática sugerida abaixo, poderemos trabalhar com as crianças e sua família em casa, percebendo esses dois sentidos.
Materiais necessários para a experiência:
→Gelatina pronta de vários sabores (se a família preferir poderá trabalhar outros tipos de alimentos com as crianças);
→Colheres;
→Copos;
→Água para beber;
→Duas vendas para tapar os olhos dos participantes.
Imagem de domínio público: roxachavier.com.br
Realizando a experiência
→A família deverá escolher os participantes, sendo que:
-Dois membros tentarão identificar os alimentos de olhos vendados;
-Dois membros colocarão os alimentos na boca dos participantes que estarão com olhos vendados;
-Dois membros anotarão os resultados de cada parte da experiência.
→Na primeira parte da experiência os participantes provadores deverão ficar com os olhos e nariz tampados, provar um pouco de gelatina e identificar seu sabor;
→Depois de provar a primeira gelatina, os participantes provadores deverão tomar um pouco de água, e as colheres deverão ser trocadas. O participante responsável pelos resultados deverá anotar o que aconteceu;
→Após tomarem água, os participantes provadores, ainda com olhos e nariz tampados, deverão provar outro sabor de gelatina;→Na segunda parte da experiência, a atividade é repetida, mas os participantes provadores devem estar com o nariz destampado.
→Todos os resultados devem ser anotados em uma tabela, com o nome dos participantes.
Imagem de domínio público : //ntmblumenau.com.br
Discussão:
Os participantes devem divulgar os resultados obtidos e peça aos participantes que os compare para responder às questões propostas.
1- A sensibilidade dos participantes provadores foi igual para todos os sabores provados?
2- Em qual parte da experiência foi mais fácil a identificação dos sabores? Por quê?
Olfato e paladar são sentidos que trabalham juntos.
Professora Adriana Carvalho Choti.
コメント