Cabana é uma brincadeira improvisada. Nela, as crianças têm a chance de criar, inventar e fantasiar à vontade, ao mesmo tempo em que experimentam coisas que normalmente não fazem parte do seu dia a dia. A brincadeira não tem regras, nem número fixo de participantes o que vale é a criatividade.
Como nem todo mundo tem uma cabana de camping em casa, a gente vai ter que improvisar. Primeiro, veja quantas crianças querem brincar. O legal de ser uma atividade absolutamente livre, é que dá para montar várias cabanas em um mesmo espaço. Separe cadeiras, poltronas ou banquetas e alguns lençóis, cangas ou cobertores. Também é divertido ter coberturas diferentes para brincar com as diferentes luminosidades que cada cobertura oferece. Em seguida, procure prender as coberturas nas cadeiras ou banquetas, formando cabanas. Também dá para fazer uma espécie de túnel de cabanas, alternando lençóis e cobertores. Se você tiver um jardim ou quintal, pode montar as cabanas ao ar livre. Agora, é só chamar as crianças para brincar. Dá para fingir que estão em uma floresta, em uma ilha deserta, em um planeta distante ou até no fundo do mar e, a partir disso, montar histórias e aventuras…com o tempo, você pode incluir situações novas na brincadeira, apagando ou acendendo as luzes do ambiente, ou dando lanternas às crianças.
Essa brincadeira ajuda a desenvolver a criatividade e imaginação, o espírito de improvisação e o senso de equipe.
Não se esqueçam de registrar esses momentos através de fotos, vídeos ou relatos e nos envie para o e-mail da escola: emeijapura@gmail.com. Ficaremos felizes ao compartilharmos esses momentos.
Commentaires