Infelizmente, a infância foi por muito tempo ignorada, e somente com a publicação de Leis e criação de Órgão Governamentais é que a criança passou a ser vista como sujeito de direitos. Antes não havia a preocupação com o respeito à singularidade, ao desenvolvimento pleno da criança em todos os seus aspectos, físicos, sociais, emocionais e cognitivos.
Atualmente, a preocupação das instituições de educação infantil, na sua grande maioria, é buscar promover o pleno desenvolvimento das crianças, entendendo que o brincar é uma necessidade da criança. Ou seja, é brincando e estabelecendo relações com o meio em que vive e com o outro que ela aprende, é assim que a criança se desenvolve.
A prática pedagógica voltada a precoce escolarização nessa etapa da educação infantil, pode deixar de contribuir para aquisição de conhecimentos globais e importantes para a criança e, ainda, fragilizar o desenvolvimento infantil. O enfoque na escolarização ou no preparo para o ensino fundamental, nessa etapa, acaba por deixar de lado aspectos fundamentais no atendimento às crianças durante a infância: cuidado e educação.
Não é necessário que se antecipem nas instituições de educação infantil, as competências ou conteúdos do ensino fundamental, mas sim, que se busquem alternativas e ações voltadas ao afeto, ao lúdico, ao faz-de-conta, à arte, à socialização. Que se respeite a individualidade, a idade e o ritmo de cada um, ou seja, que a criança viva a sua infância em toda a sua plenitude, que é dela por direito.
Sendo assim, o papel da família nesse contexto, é bastante importante, pois o ambiente familiar, no qual a brincadeira está inserida em sua rotina diária, contribui muito para o desenvolvimento integral da criança.
É importante ressaltar a importância dessa interação da criança com o outro e, da mesma forma, é necessário respeitar e dar espaço a ela quando quer brincar sem a presença de alguém. Essa forma de brincadeira também faz parte do desenvolvimento da criança, ao brincar e se divertir sozinha ela estará buscando a sua forma própria de aprender e entender o mundo que a cerca.
Para maiores informações acessem:
Fonte: www.educandotudomuda.com.br
Comments