top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

Agora Não Bernardo

Atualizado: 15 de set. de 2020

Olá famílias! Esperamos que estejam todos bem!

No momento que estamos vivendo é um desafio para as famílias proporcionar espaço e tempo de qualidade para as crianças em casa.

De acordo com Clélia Rosa, mestre em educação “o brincar em casa com a família está muito relacionado à disponibilidade afetiva e ao tempo do adulto. Para brincar com as crianças não é necessário espaços luxuosos ou brinquedos de última geração, mas esse momento tão importante de brincar pode estar nas coisas simples da vida real”.

Pode brotar de simples objetos do cotidiano como potes e panelas, materiais recicláveis como caixas, papelão e tampinhas de garrafa. (aqui no blog e na nossa sala de aula o Google Classroom, você pode encontrar diversas dicas de brincadeiras utilizando objetos simples).

Brincar é o modo da criança estar no mundo, ou seja, sua principal linguagem e meio de se conectar com o mundo e com as pessoa. É uma necessidade básica da infância importante para construção de vínculo e a promoção da interação. Toda criança é potente em imaginação e encantamento, e com alguns objetos do cotidiano e boa companhia pode transformar as atividades do dia a dia em oportunidades de diversão e desenvolvimento.

Convide-as a estarem por perto e participarem de suas atividades rotineiras como guardar os brinquedos, arrumar as camas, preparar as refeições e enquanto faz suas atividades pela casa ou quintal. Essas ações podem contribuir para desenvolver habilidades como autonomia, responsabilidade e solidariedade, se houver direcionamento, ou seja, rotina. Isso é claro adaptando-se as atividades às possibilidades das crianças respeitando sua idade; não é para ser visto como uma obrigação dela, mas como uma participação colaborativa, ou seja, um momento de estar junto observando como o trabalho é feito, aprendendo pelo exemplo do adulto. Agradeça sempre a criança pela sua participação, parabenize e diga como a atitude dela ajudou a família inteira. E sem esquecer-se da importância do brincar livre da criança, a liberdade dela escolher suas brincadeiras e atividades favoritas.


Dica de leitura:

Livro: “Agora não Bernardo”

Autor: DAVID MCKEE; Tradutora: MONICA STAHEL; Editora: WMF MARTINS FONTES;









Você pode encontrar esta história no Canal Recrie Aqui, no site do Youtube.

Vem cá que eu te conto: AGORA NÃO BERNARDO


Sabemos que muitas vezes os adultos estão imersos em suas preocupações e urgências básicas da vida, pensando em suas responsabilidades, acúmulo de trabalho, aflições com saúde, alimentação, problemas econômicos e até o luto. É comum que às vezes não seja possível aos pais participar o tempo todo das brincadeiras com as crianças. Mas se puder aproveitar algumas oportunidades para fazer isso, seus laços com as crianças serão reforçados e você terá a chance de compreender melhor o universo de seu filho.

Ser responsável por uma criança não é nada fácil, porém, elas estão aí e têm o direito de ter atenção e se desenvolver brincando.

Para passar um tempo de qualidade com as crianças é preciso compromisso, dedicação e tempo incorporado à rotina. E sua casa ajuda nisso pois tem um papel educativo, de transmissão de cultura e costume. O lar além de ser um espaço de afeto é o local de fazer coisas juntos constantemente, como por exemplo, ensinar, aprender, brincar, abraçar e também para a importante função de estabelecimento de regras de comportamento e respeito através de exemplos. O hábito de passar tempo juntos trará a pais e filhos vários benefícios como: boa relação, respeito, disciplina, modelo, desenvolvimento, confiança e autoestima.

Às vezes, a criança está com um problema, um medo e quer dividir isso com os pais e eles não tem tempo para “ouvir” e “olhar” para a criança. Ou simplesmente precisam de um acolhimento, de um momento com seus pais e ou cuidadores. A criança precisa saber que em casa pode encontrar o apoio necessário. Façam pelo menos uma refeição juntos, desliguem os celulares e brinquem, contem histórias, cantem e desenhem juntos, ajude ele dormir se estiver com medo...

Prestem atenção um no outro... Não façam como os pais do Bernardo, mas procure sempre olhar e ouvir seu filho, ele precisa de você.








Dicas de brincadeiras simples para fazerem juntos:

Brincar é uma ótima maneira de você despertar a vontade de seu filho de conversar com você.

  • Uma das brincadeiras, por exemplo, é colocar bonecos para conversar.

Você pode optar por brinquedos, ou criar personagens, como fantoches de palitos, de ou objetos. O importante é existir uma situação em que os bonecos conversem e falem sobre o que quiserem.






  • O telefone de copo ou de lata também cria oportunidade de conversa.







  • Outra coisa legal é pegar fotos de família e conversar sobre os lugares onde vocês foram, sobre as pessoas da família, sempre deixando as crianças darem suas opiniões sobre o que estão vendo e sobre os acontecimentos.







“Ser criança” – Tatiana Belinky

“Ser criança é dureza Todo mundo manda em mim Se pergunto o motivo, Me respondem “porque sim”.

Isso é falta de respeito, “Porque sim” não é resposta, Atitude autoritária é coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar Pra criança compreender Esses “podes” e “não podes”, Pra aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho, E sim! Consideração! Criança é gente, é pessoa, Não bicho de estimação!”


Fonte de Pesquisa:





****Você já acessou sua sala de aula no google classroom? Não deixe de ver a atividade de hoje: Música "Comer Comida".

Se você não sabe ainda como acessar sua sala de aula, envie-nos uma mensagem no WhatsApp 5560-0260.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Corpo em movimento

Olá, Famílias! Hoje trazemos uma sugestão de atividade bem divertida, que as crianças adoram realizar! Essa atividade vai ampliar a...

Comentarios


bottom of page