Para crescer e se desenvolver bem, uma criança precisa ser alimentada, ter um lugar para morar, ter o que vestir, ter coisas para aprender...mas existe algo muito importante, que torna tudo citado acima muito mais significativo...esse “algo” é o AFETO.
Mas o que é o AFETO?
Afeto é um sentimento de imenso carinho que se tem por alguém.
Estabelecer relações de afeto, de vínculo é fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças. Em primeiro lugar com seus pais ou adultos que cumpram essa função, depois com os familiares, professores, amigos e o mundo. Através dessas trocas de afeto, ela aprende a se relacionar, a se comunicar, a interagir e desenvolver a empatia.
Sentar junto, conversar sobre o tempo, um passeio até a praça, fazer juntos as refeições, tudo isso para a criança é oportunidade de aprendizagem e mais ainda, oportunidade de estreitar os laços de afeto.
Quando regada com afeto, carinho e respeito, uma planta cresce e se desenvolve, mostrando ao mundo sua plenitude. Com as crianças acontece a mesma coisa, elas irão crescer olhando o mundo com olhos afetivos e devolvendo a todos o amor e afeto que recebeu.
Como pais estamos sempre preocupados se o que estamos fazendo está correto e ouvindo da sociedade muitas informações que temos que lidar. O que fazer então?
Colo demais mima a criança.
Não seja mole, mostre quem manda!
Não deixe dormir com você, vai ficar mal-acostumada.
Uma palmada não mata ninguém!
Quem nunca ouviu essas frases? E tantas outras que insistem em nos dizer???
Temos que lembrar sempre que essa criança é sua responsabilidade, um ser em desenvolvimento que depende de você para crescer, se desenvolver plenamente. Portanto, devemos sempre lembrar:
Afeto e amor nunca são demais!
Eles serão crianças por pouco tempo, irão crescer e logo não vão querer mais seu colo ou sua cama, aproveite esse tempo antes que ele passe.
Crianças criadas em ambiente de vínculo e afeto se tornam adultos mais seguros e autônomos.
Descubra a sua receita particular de afeto para com seu filho, afinal, ele é único!
Afeto é amor e segurança.
Nosso afeto afeta diretamente o desenvolvimento das crianças, influenciando seu temperamento, personalidade e seu desenvolvimento cognitivo.
Afeto também se demonstra ao contar uma história, cantar uma canção, dançar uma música, abraçar, acolher os sentimentos (mesmo aqueles não tão legais, como a raiva, o choro, o medo...). Todos esses momentos são oportunidades de se estreitar o vínculo, criar confiança e permitir à criança que cresça de forma saudável e plena.
E você, já demostrou afeto pelo seu pequeno ou pequena hoje??
Imagem retirada de: https://melhorcomsaude.com.br/as-criancas-precisam-dos-seus-abracos-sentirem-parte-do-mundo/
Tire uma foto bem linda ou grave um vídeo de um momento de afeto entre você e sua criança e envie para nós!
emeijapura@gmail.com.br
Você já acessou sua sala de aula no Google Classroom? Não deixe de ver a atividade de hoje: Título: Memória dos objetos.
Se você não sabe ainda como acessar sua sala de aula nos envie uma mensagem pelo WhatsApp 5560-0260.
Comments