top of page
Foto do escritorEMEI JARDIM APURÁ

A importância de os pais estimularem a autonomia das crianças! Olá Famílias e crianças!

Hoje vamos falar um pouquinho do como é tão importante as crianças desde pequenas desenvolverem autonomia e tentarem realizar pequenas tarefas que já compete a eles.


Portanto.....


As crianças devem fazer sozinhas o que cabe para a faixa etária delas e assim constroem passo a passo o caminho da autonomia… incentivar as funções executivas (comer sozinha, trocar-se, organizar-se, atender comandos, realizar suas atividades escolares etc.).

Para que não haja o risco de a criança crescer e se tornar um adulto indeciso, inseguro, sem iniciativa, dependente, a autonomia precisa ser estimulada.


Vale lembrar que uma criança nunca está pronta. Ela deve ser sempre acompanhada e monitorada em suas escolhas, pois este é um processo da formação da personalidade. A criança que reflete sobre suas ações quando colocada frente a uma situação que lhe exige responsabilidade começa a mostrar sinais de maturidade e aos poucos pode ir correspondendo às tarefas que o adulto lhe concede.


Para incentivar a autonomia de seus filhos:


Converse bastante com eles, mostre a eles as consequências de seus atos, incentive pequenas tarefas, como por exemplo, colocar a roupa, arrumar a cama, comer sozinho, guardar os brinquedos, tomar banho; conte histórias onde os personagens demonstrem autonomia em suas ações cotidianas, pois a criança imita modelos; incentive e estimule as funções executivas; incentive a resolver seus próprios conflitos.


A criança deve ser sempre incentivada mesmo que não consiga realizar algo, pois assim buscará o seu melhor. A frustração deve ocorrer, pois proporciona reflexão sobre o que deu errado e como pode melhorar.

Sendo assim destaco:


O que uma criança de até 5 anos já pode e deve fazer sozinha?


Escovar os dentes, limpar o “bumbum”, tomar banho, trocar de roupa, amarrar os sapatos, andar de bicicleta sem rodinha. Tendo confiança nela mesma, vai se separando da mãe com mais facilidade, especialmente quando é para brincar na casa de um amiguinho ou dormir na casa da vovó. Isso acontece porque se sente segura mesmo estando longe dos pais. Ela entende as situações, sabe que pode ligar para a mãe quando quiser e que ela voltará para buscá-la.


Para maiores informações acessem:


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Corpo em movimento

Olá, Famílias! Hoje trazemos uma sugestão de atividade bem divertida, que as crianças adoram realizar! Essa atividade vai ampliar a...

Comments


bottom of page