Olá famílias!
Em um período tão longo de quarentena, o desafio dos pais é dar conta de tantas atividades diárias envolvendo os filhos, a casa e o trabalho. Para as famílias com crianças, a quarentena é uma fase ainda mais complexa, pois os pequenos têm necessidades diferentes. Eles querem brincar, explorar e fazer novas descobertas.
É nesse cenário que o ato de brincar ganha destaque. O desenvolvimento e o aprendizado das crianças estão diretamente relacionados com as brincadeiras. De forma lúdica, elas ensinam e divertem as crianças, proporcionando ensinamentos valiosos.
A importância da participação das famílias nas brincadeiras das crianças durante a quarentena, para incentivar suas aprendizagens, mesmo com a rotina cheia, é importante que os pais destinem um tempo do dia para participarem das brincadeiras com os filhos. Após o expediente, convide o pequeno para fazerem algo juntos, pode ser uma brincadeira mais ativa, como dança das cadeiras, ou algo que estimula o raciocínio, como o jogo da memória, ou simplesmente montar uma cabana com um cobertor antes de irem dormir .
Essa interação é fundamental para aproximar pais e filhos na quarentena, além de ser um importante estímulo para os pequenos seguirem se movimentando e conquistando novos aprendizados mesmo longe dos amigos e das atividades presenciais na escola.
Aqui no blog já foram listadas algumas opções interessantes que vocês podem incluir na rotina das crianças nesta quarentena, abaixo seguem algumas outras sugestões:
Stop
Boliche com garrafas pet
Jogo da memória
Batata quente
Teatro
Dança das cadeiras
Esconder um brinquedo para encontrá-lo , pode ser chamado também de caça ao tesouro!
Mímica
Pique esconde
As crianças também apreciam muito a participação delas em alguma receita simples, que os pais estejam fazendo, seja a preparação de um pão, uma gelatina, um suco ou um bolo. Valoriza as atitudes de sua criança quando ela desejar participar de alguma tarefa doméstica junto com os adultos. Esta ação mostra que ela está aberta a novas aprendizagens, e ao fortalecimento do vínculo afetivo.
Comments